sexta-feira, julho 09, 2010

Só 5,7% das escolas brasileiras têm o nível de países desenvolvidos


Somente 5,7% das escolas públicas brasileiras conseguiram alcançar nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta segunda-feira, 05/07/2010, pelo Ministério da Educação (MEC).
Seis é a nota estipulada como meta pelo governo para as escolas públicas do país. Isso porque essa é a média registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – o que a torna um padrão internacional de qualidade.

A matéria de VEJA de julho ainda lembra que o Ideb foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021.

É o que faz lembrar que o Governo (e anteriores, a bem da verdade) tem aplicado menos de 1% do PIB em Educação. Felizmente não é o único que investe, A maior parcela dos investimentos está a cargo dos municípios mas, ainda assim não é muito, são parcos 3% do PIB Nacional.

É como dizem os consultores quando querem enfatizar mudanças de atitude: se você quer mudar os resultados deve mudar seus procedimentos também, ou, usando uma metáfora, se você planta banana não espere um dia colher morangos.

Nenhum comentário: